Se você tem um gato na sua casa, já sabe que ele precisa de atenção especial. Considerada um dos cuidados mais importantes com o seu bichano, a vacinação é fundamental para evitar doenças por contaminação, que são causadas por bactérias, fungos e vírus no meio ambiente. Entre as enfermidades mais comuns que afetam tanto filhotes como adultos, pode-se destacar a panleucopenia, calicivirose e a raiva, além de outras.
Quando afetado por uma dessas doenças, o seu bichinho sofre com uma infinidade de sintomas desagradáveis como alterações no seu comportamento, falta de apetite, apatia. Por isso a importância da vacinação, para combater esses males que podem levar seu felino à morte.
Para não esquecer nenhuma das vacinas, é importante que se tenha um calendário de imunização. É fundamental lembrar que essas são as principais vacinas que seu gato precisa tomar e que devem ser indicadas, aplicadas e supervisionadas por um profissional veterinário.
Vacina Quádrupla ou V4:
Protege os gatos contra rinotraqueíte, calicivirose, panleucopenia e clamidiose. A aplicação começa a partir dos 60 dias de vida do gato, sendo composta por duas doses distintas num espaço de 21 dias cada. Dependendo da avaliação do veterinário, uma terceira dose pode ser aplicada. O reforço é feito anualmente.
Vacina Quíntupla:
Para prevenir a calicivirose, clamidiose, rinotraqueíte viral, leucemia e panleucopenia felina, a vacina quíntupla precisa ser administrada em duas doses distintas, com intervalos de 21 a 30 dias, sendo a primeira delas dada aos 60 dias de vida do gato. O reforço também é anual.
Vacina antirrábica:
Obrigatória por lei para prevenir o animal contra a raiva, a vacina antirrábica pode ser aplicada após 90 dias de vida do felino, entretanto, na maioria dos casos é aplicada depois dos quatro meses. O gato precisa tomá-la anualmente para reforçar o seu efeito.
Então resumindo:
- São aplicadas duas vacinas contra várias doenças e viroses a partir de 60 dias de nascimento, são duas doses aplicadas com intervalo de 21 a 30 dias entre cada uma delas.
- Vacina Anti Rábica, Obrigatória no Brasil aplicada após 90 dias de vita do Gato.
Estas vacinas devem ser reforçadas todos os anos. Além das vacinas, o veterinário também poderá solicitar exames sorológicos para as doenças FIV e FELV Felina (Vírus da AIDS Felina e Leucemia Felina).
Evite tirar seu gatinho de casa antes de aplicar estas vacinas, para sua maior comodidade, aplicamos a vacina no conforto da sua casa, com horário diferenciado de atendimento. Clique no botão do WhatsApp aqui do lado direito e agende já a aplicação de vacinas do seu Gatinho!