Quando castrar meu Gato ou Gata?
A castração em gatos macho e gatas fêmeas pode ser realizada quando o animal ainda é bem novo, e tem certeza em não querer uma ninhada de gatinhos pela casa, é melhor fazer a castração o quanto antes.
O período ideal para castração é entre 6 e 8 meses de vida é considerado o ideal para castração em felinos.
Porque Castrar meu Gato ou Gata?
1- Diminuição da agressividade
A castração é o procedimento em que os órgãos de reprodução do felino são removidos. Dos machos são retirados os testículos, e das fêmeas, o útero e os ovários. Uma vez que o procedimento é realizado, a produção de hormônios sexuais é interrompida.
Essa interrupção implica diretamente em algumas mudanças no comportamento dos animais, e a mais aparente delas é a diminuição da agressividade e do territorialismo.
Isso significa, basicamente, que seu bichano não irá sentir a necessidade de demarcar território com urina, nem morder e arranhar outros gatos ou pessoas. Ele ficará mais manso e a interação será de melhor qualidade.
2-Prevenção de gravidez indesejada
Esse é o mais óbvio dos benefícios, principalmente levando em conta o fato de que os gatinhos são muito férteis e se reproduzem com velocidade, gerando até quatro ninhadas por ano.
Se você tem somente gatos machos e não se preocupa com isso, lembre-se de que seu gatinho pode engravidar fêmeas, e isso faz com que você seja indiretamente responsável pelo grande número de gatos abandonados nas ruas. Triste, não?!
3-Eliminação da sujeira
Quem tem gata em casa sabe que a época do cio é um inconveniente por conta da sujeira que o sangramento causa. Ainda mais se a gata tem o costume de subir em móveis como sofá ou cama, por exemplo.
A castração elimina esse problema de uma vez por todas, já que sem os órgãos reprodutores, não haverá mais cio.
4- Redução de doenças
Os gatos não castrados correm um risco maior de desenvolver doenças como o câncer: nas fêmeas, os tumores de mama, e nos machos, de próstata. A castração, no entanto, ajuda a diminuir esse risco em até 60%.
Isso sem falar que o risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis cai para zero, já que o felino não sentirá mais a necessidade de copular (a cópula entre os gatos só ocorre com a finalidade de reprodução). As fêmeas também se veem livres de infecções uterinas.
5- Desenvolvimento de um comportamento caseiro
Outra mudança comportamental que os donos percebem após a castração é a diminuição da vontade que o gato tem de sair de casa. Isso porque o lado caseiro do bichano é despertado.
O fato de ele não se interessar mais em perambular pela vizinhança já é um benefício em si, pois o animal fica menos exposto à hostilidade das ruas. Além disso, os miados altos que todo dono de gato conhece também vão diminuir, já que ele não vai mais pedir para sair como antes.
6- Aumento na expectativa de vida
Com menos vontade de sair, menos agressividade e menor propensão a desenvolver doenças, é claro que a expectativa de vida do seu pet aumenta muito.
Só é importante ter em mente que a castração de gatos faz com que eles desenvolvam um apetite maior e gastem menos calorias, logo, é bom tomar cuidado com problemas como obesidade e as doenças relacionadas e ela. É importante checar com o veterinário qual é a melhor ração para o seu gato e a quantidade que ele pode comer.
Já está convencido de que a castração é a melhor opção para o seu bichinho? Então compartilhe esse artigo com seus amigos nas redes sociais e mostre para eles por que castrar é um ato de amor.
Com quem castrar meu Gato ou Gata em Curitiba?
Procure um Veterinário devidamente capacitado para a realização da Cirurgia. Eu sou formada pela PUC PR e pós graduada em anestesiologia, com certeza realizo cirurgias de castração com total segurança para seu bichano. Se precisa deste serviço, entre em contato pelo WhatsApp e solicite uma avaliação de castração. Basta clicar aqui no lado direito para tirar suas dúvidas e agendar a cirurgia.